Loading...

Sobre

Conheça o CITA: a proposta de um novo futuro.

O Instituto do Cérebro da PUCRS (InsCer) atua há mais de dez anos com o compromisso de ser incansável na busca de respostas para o entendimento, diagnóstico e tratamento de doenças.

Agora, o InsCer projeta uma nova visão de futuro potencializando sua capacidade de inovação, com foco na busca da cura.

Esse futuro projetado se denomina CITA - Centro de Inovação em Terapias Avançadas que reforça o compromisso do InsCer em colocar a ciência a serviço da vida das pessoas.

Colabore

O Projeto

Um projeto inédito de pesquisa.

O projeto integra, em movimento sinérgico, tecnologias de ponta que atuarão de forma integrada no tratamento das disfunções que acometem milhares de pessoas, como câncer, doença de Alzheimer, Parkinson e outras doenças raras.

PERGUNTAS FREQUENTES

  • O que são terapias Avançadas?

    Terapias que envolvem o uso de produtos biológicos (células, tecidos, genes ou anticorpos) Visando gerar um impacto positivo na vida de pacientes com patologias complexas cujos tratamento – e curas – ainda não foram estabelecidos. Além de envolverem produtos biológicos, muitas vezes tais terapias são personalizadas para cada paciente, caracterizando ainda mais essas terapias como avançadas.

  • Como funcionam?

    Elas se baseiam na modificação de células, genes ou tecidos do paciente, visando corrigir o que está causando a patologia. Para isso, usam-se técnicas de inteligência artificial e bioinformática para entender como proteínas, enzimas, genes e outras moléculas interagem e contribuem para o desenvolvimento de uma dada patologia. Assim, é possível modificar células e usá-las como agente terapêutico (terapia celular); identificar genes que são alvos para serem utilizados no tratamento de uma dada doença (terapia gênica) além de auxiliar no desenvolvimento de moléculas que possam ser utilizadas tanto no diagnóstico quanto no tratamento de uma patologia (teranósticos).

  • Por que?

    Atualmente, com o aumento da longevidade da população, vemos um aumento no número de pacientes com diferentes doenças neurodegenerativas (como o alzheimer e esclerose múltipla), que ainda não possuem diagnóstico prematuro nem tratamentos que consigam mitigar de fato a doença. Na mesma direção, a incidência e diagnóstico de cânceres é crescente, seja em indivíduos adultos, idosos e crianças. Cada câncer responde de uma forma aos tratamentos existente. Assim, pesquisar e desenvolver tratamentos mais eficientes e personalizados impacta na qualidade de vida dos mesmos.

  • Para quem?

    Uma vez que o ciclo da vida é perpétuo, e que o aumento da longevidade é uma realidade, a construção de um novo instituto de pesquisa e tratamento focado no desenvolvimento de novas terapias avançadas beneficia não apenas a população brasileira, mas, virtualmente, a população da países vizinhos da América Latina.

Seu apoio ao CITA é fundamental. Faça parte do futuro da ciência!

Banco Banrisul
Agência: 0257
Conta Corrente: 06.205792.0-5
CNPJ: 88.630.413/0008-77
União Brasileira de Educação e Assistência
Chave PIX: [email protected]